Meio Ambiente

O Campo Olímpico de Golfe é um dos maiores legados das Olimpíadas e está em pleno funcionamento. O local é um oásis verde na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Os animais que vivem na restinga recuperada da região, como capivaras, jacarés, preguiças, cobras e pássaros, encantaram torcedores e jogadores durante a Rio 2016 e viraram celebridades internacionais pelas as lentes da imprensa estrangeira. Hoje, quem anda pelo gramado especial, fruto de um projeto de recuperação ambiental, encontra placas que informam sobre possíveis encontros entre homens e animais

O oásis verdejante recriado na Barra permitiu também o resgate da fauna local, atraída pelo aumento de 167% da cobertura vegetal da região. Passaram a dar o ar da graça, por ali, até mesmo animais ameaçados de extinção no estado, como a rara borboleta-da-praia.

Hoje há registros de 285 espécies, contra as 118 catalogadas há três anos por ali. Concebido, inicialmente, com dezoito buracos e dois lagos artificiais pelo arquiteto americano Gilbert Hanse, referência no setor, o projeto original do campo de golfe foi reformulado e adaptado de forma a seguir os parâmetros ecológicos. Essa tarefa coube a um time formado por diversos especialistas, com vasta experiência em restauração ambiental. A região de recuperação tem um total de 1 milhão de metros quadrados. Os profissionais plantaram milhares de mudas de espécies nativas, sendo algumas ameaçadas de extinção.

Todas as sementes utilizadas no projeto foram cultivadas com adubo natural e sem agrotóxicos. Um tipo de grama especial, vinda do Texas (EUA) foi usado na área de competição. Tolerante à seca, essa espécie de grama consome até 40% menos água, economizando na irrigação feita a partir de aquíferos naturais. 

A ECP Environmental Solutions realiza o monitoramento ambiental da fauna e flora do Campo Olímpico de Golfe, e conta com profissionais altamente qualificados e comprometidos. Isso engloba um estudo e acompanhamento contínuo de todas as variáveis ambientais com o objetivo de avaliar quantitativamente e qualitativamente, as condições dos recursos naturais num momento específico e ao longo do tempo. As observações consistem na coleta de diversos parâmetros ambientais de modo contínuo ou recorrente.

A ECP atua de forma a contribuir com seus clientes e o meio ambiente, realizando medições através dos equipamentos mais modernos do mercado, sempre com um olhar específico para a determinação dos impactos, dimensionando sua magnitude e propondo eventuais medidas de mitigação ou compensação ambiental.